desabafo


blog signos

Há realmente pouca gente a andar de bicicletas todos os dias em Faro. E quando pergunto à minha volta sobre as razões para tal, a maioria responde que é perigoso por causa do trânsito, que não há ciclovias, que talvez depois do inverno porque agora está frio.... enfim... muitas razões que posso entender mas que no fundo não percebo. 
Sim, é verdade que em Faro, o trânsito é caótico, mas há que pedale em Bogotá, Paris, Londres, Rio de Janeiro ou México, cidades onde cabe um Portugal inteiro! Mais ciclistas nas ruas significa menos trânsito!
Sim, é verdade que não há muitas ciclovias e que a cidade não está pensada para andar de bicicletas. Mas desde quando o ser humano espera que os políticos autorizem e providenciem os meios, para fazer as coisas e agir?! E será que não teremos - nós, ciclistas quotidianos - muito mais legitimidade e poder de reclamar parte do espaço público se já estamos a andar na rua todos os dias?!
E sobre o tempo, o frio do inverno ou a chuva... isso não faz sentido nenhum! Porque que os habitantes de Amsterdam, Montreal ou Varsóvia continuam a pedalar apesar da neve e das temperaturas a baixo de zero?!!!
São falsas desculpas. 
Faro não é uma cidade perfeita para andar de bicicleta mas... quase! Sem muitas subidas em comparação com Lisboa ou Porto, com um clima fantástico e com dimensão humana, Faro e outras cidades do Algarve oferecem boas condições para andar de bicicleta todos os dias. O maior problema eu diria que é a "cabeça", a cultura, os hábitos ou a visão de que para ser moderno e desenvolvido tem que se andar de carro. 
Infelizmente a bicicleta continua a ser carimbada de meio de transporte pobre para pobre. Por isso que os Cycle Chic e outros movimentos estão aqui.

...'borá lá...andem a pedalar...mó!

Sem comentários: